Venha conhecer o Centro de Portugal

Com a sua localização central na zona Centro de Portugal, as Montanhas do Xisto proporcionam-lhe uma estadia de conforto e requinte, possibilitando a visita a elementos históricos, culturais e naturais de beleza única! Venha descobrir o Centro de Portugal connosco!

Montanhas do Xisto situa-se no Candal, distrito de Coimbra, sendo a aldeia de maior altitude na Serra da Lousã. Dista de Lisboa 220 Km, do Porto 168 Km, de Coimbra 37 Km e do centro da vila da Lousã 10 Km.

É uma aldeia deslumbrante e pitoresca, escarpada na montanha, em que o contraste das casas de xisto e o verde da floresta a tornam única no seu esplendor soalheiro durante o dia. À noite a sua beleza é acentuada pelo brilho das estrelas e pela disposição arquitetónica das casas, que fazem lembrar um autêntico presépio, em que os pontos de luz dos candeeiros, exponenciam a sua rara beleza.

Na aldeia ouve-se o suave dançar das águas que brotam do xisto, sendo muitos os regatos e ribeiras.

A Cascata do Candal, ex-líbris natural, é uma das maravilhas da natureza, que revela a abundância das suas águas.

A 50 metros do espaço rural Montanhas do Xisto situa-se a piscina natural com águas cristalinas constantemente renovadas pelas nascentes que brotam do xisto em cascata e que a tornam um atrativo refrescante nos dias de verão.

Na montanha e junto à ribeira poderá fazer passeios pedestres em diferentes trilhos, onde poderá observar os moinhos de água de outrora e ainda raposas, veados, javalis, que se escondem por entre pinheiros, carvalhos e castanheiros.

Na primavera a montanha cobre-se de tons verdes por entre o lilás das urzes e o amarelo da carqueja. No verão, o verde é intenso. No outono o verde mistura-se com os tons amarelos, vermelhos e castanhos. E no inverno o verde dos pinheiros e dos musgos contrasta com o branco da neve.

Casa de Xisto “Casa da Eira”

A casa da Eira foi recuperada de forma a preservar a sua identidade, tendo na sua conceção a pedra de xisto e a madeira de castanho, respeitando os materiais existentes na montanha, numa perspetiva ecológica. Como o nome indica situa-se junto à Eira, onde outrora eram feitas as escamisadas e a secagem dos cereais, daí que a sua decoração interior apresente elementos representativos que aliam de forma personalizada o estilo rústico a todo o conforto da vida moderna. A decoração acolhedora convida a estar e ficar com tranquilidade, conjugando história, arte e cultura. Na sala à sua espera terá um licor de boas vindas e mel da Serra da Lousã.
Saiba mais

Casa de Xisto “Casa da Parreira”

A Casa da Parreira foi totalmente recuperada privilegiando os materiais já existentes como a madeira de castanho e a pedra de xisto. Esta casa foi uma antiga taberna que deixou de funcionar a partir dos anos 70, daí que a decoração interior apresente alguns elementos representativos alusivos à época. A sala e a cozinha apresentam duas portas para o exterior. Junto à casa existe uma parreira de uma videira centenária, cujas uvas serviam para fazer algum do vinho que era vendido na taberna.
Saiba mais